Gestão da Mudança

Sobre o curso

 

As empresas estão cada dia mais convivendo com as mudanças, sejam elas advindas de novas tecnologias, sejam elas advindas de novos produtos e serviços. O fato é que o mercado quer o que é mais atual e o consumidor quer o que é mais personalizado.

A “GMO“, ou Gestão da Mudança Organizacional, tem por objetivo principal minimizar os riscos e impactos da mudança.

Segundo as últimas pesquisas, os processos de mudança onde a “GMO” foi utilizada, trouxe um retorno de mais de 30% do investimento total no projeto ou programa. Em contra-partida, o investimento feito em “GMO“, geralmente fica em torno de 10% do valor total do projeto ou programa. Isso significa que se a “GMO” for bem conduzida, ela representa um ganho de pelo menos 20% do capital investido.

O diferencial deste curso é que, além de multiplicarmos os conhecimentos nos processos e metodologias, também compartilharemos as lições aprendidas do que “dá ou não dá certo”.

Esse diferencial é o que representa a maior parte do investimento, quando se contrata uma consultoria para a “GMO“.

 

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Programação

Objetivos:

O programa tem por objetivo transmitir ao profissional, o processo e a metodologia para implementar uma mudança, com monitoramento e controle, para que ela seja bem sucedida.

Pré-requisitos

Que o profissional tenha experiência em liderar e em gerenciar.

Programa:

  • Módulo I
    • Aula 1 – Fundamentos da Gestão da Mudança
      • Objetivo: levar o profissional a conhecer todo o processo de mudança, desde seu início até o seu término, analisando cada etapa da transformação. O participante conhecerá os principais fatores que levam à uma mudança, a necessidade de realizar a gestão e o que constitui uma mudança.
      • Descrição: durante o treinamento o profissional vai conhecer o processo da mudança como um todo e a curva do continuum da mudança, para que ele se conscientize da extensão da mudança. São usados conceitos, modelos e exemplos. Aqui será introduzido o Road Map da mudança.
      • Obs: Serão revistos os tipos de Cultura Organizacional e modelos de gestão e como esses modelos podem ser mudados.
    • Aula 2 – Transformação Individual
      •  Objetivo: Romper com a zona de conforto existente, permitindo que o profissional possa ter visualização do futuro que precisa ser criado.
      • Descrição: durante o treinamento serão abordados os conteúdos de formação de paradigmas e modelos mentais, cognição, para que ele compreenda o que forma o paradigma. Depois ele será levado a experienciar o mindfulness para que o futuro possa emergir sem pré-julgamentos.
      • Obs: Como o Gestor pode buscar a mudança e estimular a cultura de mudança.
    • Aula 3 – Road Map e Plano de Trabalho
      • Objetivo: elaborar um mapa com todas as etapas da mudança, principais impactos e populações envolvidas (mapa macro). Revisar o Road Map e incluir as alterações necessárias, posteriormente se transformará num Plano de Trabalho com Cronograma.
      • Descrição: durante o treinamento vamos revisar os milestones do Road Map macro para que o profissional possa seguir esse modelo e criar o Road Map da sua mudança. Ele também aprenderá sobre como elaborar um Plano de Trabalho com cronograma.
  • Módulo II
    • Aula 4 – Estratégia de Comunicação
      • Objetivo: apresentar como funciona a estratégia de comunicação e envolvimento para a construção do comprometimento com a mudança.
      • Descrição: durante o treinamento vamos apresentar o modelo de estratégia de comunicação e como ele deve ser elaborado pelo profissional em parceria com o RH e com os Formadores de Opinião.
    • Aula 5 – Estratégia de Treinamento e Capacitação
      • Objetivo: apresentar como funciona a estratégia de treinamento e capacitação, para que as pessoas envolvidas na mudança, assimilem o que deverão fazer a partir do momento zero (virada).
      • Descrição: durante o treinamento vamos apresentar o modelo de estratégia de treinamento e capacitação, bem como a matriz de necessidades de treinamento, devido às mudanças nos papéis e responsabilidades individuais.
    • Aula 6 – Estratégia de Implementação da Mudança
      • Objetivo: apresentar como funciona a estratégia de implementação da mudança e os diferentes tipos já utilizados, para que o profissional possa validar com seus superiores, pares e patrocinadores, qual dessas estratégias deverá ser implementada.
      • Descrição: durante o treinamento vamos analisar os prós e contras de cada uma das estratégias de implementação de mudança, para que o profissional possa optar qual delas ele acredita ser a melhor para sua organização e posteriormente efetuar a venda internamente.
  • Módulo III
    • Aula 7 – Indicadores de Resultado, Monitoramento e Controle
      • Objetivo: apresentar os principais indicadores de resultado da mudança e como monitorá-los, para que exista um controle sobre a mudança e, que ações corretivas possam ser adotadas a tempo, para correção de rumo se necessário.
      • Descrição: durante o treinamento serão expostos os principais indicadores, para que o profissional possa eleger quais os que possuem maior aderência ao seu tipo de mudança e tipo de organização. Sem monitoramento e controle a mudança pode ir à deriva e parte dos investimentos poderão ser perdidos.
    • Aula 8 – Status e Monitoramento da Mudança
      • Objetivo: introduzir como se faz o status da mudança, exemplos e modelos de relatórios de status utilizados para fazer o monitoramento.
      • Descrição: o profissional conhecerá alguns dos principais relatórios de status, para que ele eleja qual o mais aderente a seu tipo de organização. Apresentaremos ainda os mecanismos de funcionamento do Monitoramento, para que ele possa reproduzir na empresa.
    • Aula 9 – Prontidão para a Mudança
      • Objetivo: apresentar as metodologias de Prontidão para a Mudança, Usabilidade e Simulação da Mudança, conceituando seu uso e funcionamento, para que o profissional verifique a necessidade de utilizá-las em sua empresa ou não.
      • Descrição: durante o treinamento vamos conceituar e apresentar as metodologias de Prontidão para a Mudança, Usabilidade (normalmente utilizado quando se faz a mudança com a implementação de algum novo sistema, para saber quanto do sistema os usuários estão utilizando), Simulação da Mudança onde se cria uma espécie de laboratório simulando as principais mudanças (consideradas de maior impacto para a organização).

A quem se destina?

Profissionais de todos os níveis hierárquicos da organização.
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