Quando o assunto é feedback, o que é pior para os profissionais ? Não receber um feedback do seu líder ou ter a certeza que ele não se preparou adequadamente para a conversa?

Não receber um feedback certamente é ruim, pois através dessa conversa sabemos se estamos indo bem, se nosso trabalho está trazendo o resultado esperado pela empresa, se estamos atingindo as expectativas dos nossos líderes, etc. Por outro lado, receber um feedback onde o líder não se preparou adequadamente, pode trazer vários danos para a equipe, tais como ter um funcionário descontente e desmotivado, degradação do clima organizacional, perda de talentos, e diminuição dos resultados da equipe e empresa.

Apesar de ser aparentemente óbvia a necessidade de se preparar para um bom feedback, muito lideres acabam negligenciando essa importante fase desse processo. Para que isso não aconteça, confira as principais dicas para estar bem preparado para a conversa.

 

Pense no Objetivo do Encontro

Antes de se lançar à conversa, reflita sobre o motivo de estar sendo necessário dar o feedback para o seu liderado.

Resgate o Histórico

Relembre as conversas que você já teve com o seu funcionário, os assuntos tratados e planos de ação combinados. Ajuda a não ter uma visão míope apenas dos últimos acontecimentos.

Colete os Dados

Momento de apurar ou certificar o que aconteceu para apresentar exemplos claros e compreensíveis. Cuidado para não levantar suposições. Pense apenas em comportamentos específicos que podem ser analisados e mensurados.

Busque Outras Opiniões

Busque opiniões de outras pessoas. Cruze os seus pontos de vista com os das outras pessoas e chegue num consenso. Não permita que seu feedback fique pautado apenas na sua opinião.

Evite Rótulos e Julgamentos

Jamais podemos julgar ou rotular nosso liderado num feedback, apesar de ser algo comum. Para isso, transforme o rótulo em ações observáveis e mensuráveis.

Pense nas Ações de Melhoria

Reflita sobre possíveis ações de desenvolvimento, que o funcionário precisará executar para superar comportamentos inadequados.

Data e Local do Encontro

Marque num dia sem assuntos críticos e urgentes, o mesmo vale para a agenda do funcionário. A conversa deve ocorrer no período do dia que você está mais calmo. A conversa deve acontecer num local apropriado. Uma sala de reunião pequena e confortável é o suficiente.

 

Legal … com isso você estará devidamente preparado para dar um feedback assertivo. Aguarde o próximo artigo onde você vai conhecer as dicas para conduzir uma boa conversa.

Se você quiser saber todos os segredos de como conduzir um feedback eficaz, então conheça o Treinamento FEEDBACK – Passo a Passo, da PactoRH!