Introdução ao DISC

header-disc

Introdução ao DISC

O DISC é um teste psicológico baseado no modelo de comportamento humano mais simples e preciso que existe hoje, que agrupa 4 padrões comportamentais comuns encontrados universalmente em todas as pessoas, representado por 4 cores, que as pessoas usam como uma linguagem compartilhada para se relacionarem e comunicar melhor entre si, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Todas as pessoas, independentemente da idade, etnia, cultura, país ou gênero, compartilham características comportamentais similares. Alguém que você conhece pode ser falante, social e expansivo, enquanto outra pessoa pode ser quieta, tímida e metódica. Esses traços comportamentais podem fazer com que a interação com alguém parecido com você seja fácil, mas trabalhar com alguém diferente pode ser complicado, desafiador e até exaustivo, principalmente se você precisa trabalhar com essas pessoas.

Nós não temos apenas um fator. É a intensidade das quatro dimensões que nos torna únicos e determina nosso perfil, incluindo a pontuação alta e baixa.

O DISC permite às pessoas se desenvolverem individualmente e entenderem seu próprio estilo de comunicação e como se relacionar com outros de forma mais efetiva.

Ele se baseia em um conjunto de perguntas e respostas, geralmente com 40 perguntas ou menos, e 4 alternativas para cada pergunta.

O objetivo desse teste é identificar os traços determinantes do perfil de cada pessoa de modo que ela possa compreender-se melhor e aprimorar-se onde houver necessidade.

Segundo o DISC, há quatro fatores determinantes no comportamento humano:

    • Dominância
      Pessoa visionária e que busca desafios, com ênfase em atingir resultados, competitividade e confiança.
    • Influência
      Pessoa entusiasmada, otimista e que gosta de colaborar, com ênfase em influenciar e persuadir outros e na espontaneidade.
    • Estabilidade
      Pessoa calma e humilde, com ênfase na cooperação, sinceridade e lealdade.
    • Conformidade
      Pessoa independente e objetiva, com ênfase na qualidade, precisão, organização e competência.