Quem é do mundo corporativo já deve estar acostumado com esse termo, que é a sigla de Plano de Desenvolvimento Individual, um processo usado pelo departamento de recursos humans para desenvolver cada profissional.

Apesar de ser usado no meio empresarial, o PDI é muito importante e deve ser utilizado em todo lugar, pois ele é uma poderosa ferramenta para mapeamento das competências do profissional e seus gaps.

E pra que serve o PDI, afinal? Falando por cima, é uma ferramenta onde você precisa se avaliar e falar em que você é bom, em que você não é e monta um plano de ação, pensando onde você quer estar em médio e longo prazo.

Simples, não? Qualquer um pode fazer, não? A resposta é não. É muito difícil encontrar quem saiba fazer um PDI corretamente e de forma assertiva. Nem líderes, chefes e gestores sabem fazer isso direito.

Por que as pessoas têm tanta dificuldade em fazer o PDI? Por que talvez elas não façam as perguntas certas, talvez não estejam sendo instigadas da maneira correta para se perceber, se descrever, se questionar.

No meu treinamento “Plano de Carreira”, eu ensino quais as perguntas mais assertivas e que trazem o melhor resultado para seu PDI, e no que você precisa pensar para identificar seus gaps.

Existem três tipos de pessoas que fazem PDI: Os que nao conseguem se descrever, os que conseguem mas nao correspondem à realidade e o que faz um bom PDI.

O primeiro tipo não sabe descrever ou detalhar adequadamente o que está sendo solicitado e fica difícil de interpretar as informações.

O segundo tipo sabe se descrever, às vezes bem demais, até. Porém o que ele escreve de si mesmo não bate com a visão que os seus colegas e chefes têm dele, ou seja, falta noção de realidade para essa pessoa.

E o terceiro tipo é o que escreve um PDI bem feito, adequado e que corresponde à realidade. É o melhor resultado possível e é nesse tipo que temos que focar.

Caso queria saber mais a respeito do PDI, conheça o curso “Plano de Carreira – Desenvolvendo seu PDI” e aprenda todas as técnicas e dicas necessárias para que você também saiba fazer um PDI perfeito.