Vamos começar esse artigo com alguns questionamentos.

Você está satisfeito com seu emprego?
Você está atuando na carreira que você sempre sonhou?
Você tem um plano de carreira definido?
Você sabe onde quer estar daqui a 10 anos?

Se você respondeu não para uma ou mais pergunta, não se preocupe, você não está sozinho. Mais de 90% das pessoas também respondem. São pessoas que, muitas vezes, não percebem mas estão insatisfeitas com seu trabalho atual ou sem perspectivas profissionais e andando em círculos com sua carreira. Isso acaba respingando também em suas vidas pessoais e as pessoas acabam ficando infelizes e estressadas e contaminando outros ao seu redor.

Os motivos para esse descontentamento são variados: Há pessoas que trabalham o dia inteiro em algo que não as satisfaz e estão sempre sem tempo, estressadas e sem qualidade de vida. Ou, então, pessoas que têm sonhos profissionais mas não sabem o que fazer para alcançá-los.

Tem também quem gostaria de tentar algo novo na vida mas não sabe como fazer essa mudança ou então pessoas que simplesmente não sabem o que querem mas se deixam levar pela correnteza, como um barco à deriva. Tem quem coloque a culpa na empresa ou no seu chefe.

E você, se identificou com algum desses grupos? Se sim, tem algo que você está fazendo errado ou não está fazendo em relação à sua carreira.

Você pode ter um grande potencial de crescimento mas, por algum motivo, está boicotando sua chance de ter sucesso profissional.

É aí que entra o plano de carreira, um planejamento que fará com que você identifique seus objetivos, trace metas e se prepare para atingí-las.

As perguntas no começo do artigo são o ponto de partida quando o assunto é planejamento de carreira. Em primeiro lugar, é preciso analisar vários fatores e se perguntar: Quem sou eu? O que eu gosto, o que eu sei e o que eu quero fazer?

A partir dessas respostas que você vai conseguir traçar um objetivo, que deve unir todos esses fatores. Ele deve te levar onde você quer estar e lhe oferecer satisfação pessoal, respeito, reputação, segurança, conhecimento, e felicidade.

É muito importante que você escolha fazer algo que lhe proporcione prazer em fazer, pois você não vai aguentar um emprego chato por muito tempo apenas pelo salário. É fundamental que você goste de fazer seu trabalho para ter uma carreira de sucesso.

A partir daí, você pode criar o seu Plano de Desenvolvimento Individual e engatar a primeira marcha na grande mudança que sua carreira precisa.

Quer saber mais como fazer um Plano de Carreira efetivo? Conheça nosso treinamento “Plano de Carreira – Desenvolvendo seu PDI”!